Nossa História

Localizado no interior de São Paulo, O Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo de Americana atende, em regime asilar, idosos acima de 60 anos de ambos os sexos, encaminhados pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS e em situação de vulnerabilidade. No desenvolvimento de suas atividades não faz distinção quanto à raça, cor, condição social, gênero, credo religioso ou político, e todos os serviços são gratuitos.

O Lar é uma entidade vinculada à Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), que recebeu este nome devido à inspiração na história do Santo Católico, São Vicente, que teve sua vida marcada pela piedade, bondade, religiosidade e dedicação fervorosa aos pobres e as missões populares, razão pela qual foi considerado patrono de todas as obras de caridade da SSVP.

A SSVP foi fundada na França em 1833 por Antônio Frederico Ozanan, que juntamente com alguns amigos que compartilhavam da mesma ideia decidiram concretizar dentro da Igreja Católica atos de solidariedade que demonstrasse o amor pelo próximo em uma ação religiosa. O primeiro ato concreto destes jovens foi visitar as casas dos menos favorecidos pela sociedade, levando lenha para aquecer o forte frio que fazia na época, comida e remédios.

Com o passar do tempo a SSVP foi se estruturando em Conferências Vicentinas formadas por grupos de homens, mulheres, crianças e adolescentes que visam atendimento às famílias que se encontram em vulnerabilidade social e em condições de necessidades. Presente no mundo inteiro, a SSVP tem atualmente mais de 800 mil membros. Em Americana, a Vila de São Vicente de Paulo - Obra Unida à Sociedade de São Vicente de Paulo está presente há mais de 80 anos, com atuação na área de Educação e Assistência Social.

O interesse em atender pessoas carentes na modalidade de acolhimento institucional surgiu de um grupo de vicentinos americanenses que em agosto de 1970 deram início a construção do Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo de Americana. Inaugurado oficialmente em 13/08/1978, a instituição passou a funcionar com personalidade jurídica própria e escritos contábeis independentes. No entanto, por motivo de ordem operacional em janeiro de 2013 (ATA de Assembleia Geral de 13/12/2012) houve a incorporação do “Lar dos Velhinhos” pela Vila de São Vicente de Paulo de Americana – Obra Unida a Sociedade São Vicente de Paulo, que representa atualmente a Creche São Vicente de Paulo, localizada à Avenida Campos Salles, também na cidade de Americana SP. Isto feito, o “Lar dos Velhinhos” passou a funcionar como filial nº 03 da Vila de São Vicente de Paulo de Americana, com novo número de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Contudo, o nome fantasia “Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo” se manteve.

A Vila de São Vicente de Paulo - Obra Unida à Sociedade de São Vicente de Paulo de Americana é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, com atuação preponderante na área da Assistência Social, visto que a maior parte de suas despesas destina-se a referida área. Esta característica lhe atribuiu a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) junto ao Governo Federal. É reconhecido como uma entidade de utilidade pública estadual pela Lei n.º 12.946, de 24/04/2008 e municipal, pela Lei n.º 5.694, de 23/09/2014.

Ainda, entidade atua em conformidade com a legislação que rege o atendimento a pessoa idosa, (Lei 8.842/1994; Decreto Federal nº 1.948/1996; Lei 10.741/2003; Portaria SEAS/MPAS 73/2001; Resolução ANVISA RC 283/2005) e as normativas do SUAS, se configurando dentro da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS 109/2009) como um Serviço de Acolhimento Institucional na modalidade de abrigo institucional para idosos, dentro dos Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.